Luiz Pontes: PSDB tem renovação sem perda da identidade no Ceará

Ex-senador Luiz Pontes nos estúdios do Jornal Alerta Geral / Foto: Redação

O PSDB do Ceará se prepara para mais uma renovação de sua Executiva Estadual. Nesses últimos 30 anos no partido, ao lado de Tasso Jereissati e de muitos companheiros, ajudei a construir uma história na vida pública do nosso Estado que é exemplo para o Brasil. Fui convocado, mais uma vez, para voltar ao comando da sigla no Ceará, fato que muito me honra, ciente do desafio que isso representa no atual cenário de paradoxo de representatividade partidária e seus efeitos para a democracia.

Nessas três décadas, conquistamos mandatos e governos, expandimos nossa influência eleitoral e social sobre milhões de brasileiros, assistimos ao fortalecimento da nossa democracia, realizamos políticas públicas e transformações sociais de inegável alcance social e reconhecimento internacional, como o Programa Agentes de Saúde, mas é fato que atravessamos um cenário de crise política, que põe em cheque o papel dos partidos.

Longe de realçar uma falsa premissa de que os partidos se tornaram desnecessários, temos a oportunidade de confrontar todos os dilemas e superar as dificuldades para nos legitimarmos ainda mais como canais de representação da população em um estado democrático de direito.

O PSDB é um partido que, a despeito de todos os reveses, não perdeu sua identificação e acredita na formação e na qualificação de novas lideranças políticas. Em 2020 teremos eleições e um dos meus desafios será justamente organizar os diretórios municipais para elegermos vereadores e prefeitos comprometidos com os novos tempos, sem perda da essência que nos levou a angariar respeito e credibilidade em todos esses anos.

Quando falo em novos tempos, significa que estamos trabalhando firmes nas mudanças. Somos cidadãos do século 21, mas lidamos com instituições concebidas três séculos antes, portanto o que mobiliza hoje a sociedade não é mais a ideologia de esquerda ou direita, mas as causas. E o PSDB tem causas atuais, justas e ainda assim ainda não alcançáveis pelas quais lutamos, como a universalização da cobertura de esgotamento sanitário, tema que vem sendo enfrentado com firmeza pelo senador Tasso Jereissati, desde que assumiu a relatoria da Medida Provisória que estabelece o novo marco regulatório do saneamento básico no Brasil . Esse é apenas um exemplo entre dezenas de boas causas que nos movem todos os dias.

É nessa condição de um Partido que cresceu promovendo reformas (por vezes dolorosas, mas necessárias) que o PSDB se prepara para enfrentar as eleições municipais de 2020. Portanto, fica aqui o nosso convite para você que é militante, vereador, prefeito, ex-prefeito, convencional, a se fazer presente, nesta  sexta-feira, dia 10, a partir das 14h, no auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa, a esse momento que marca uma nova fase do PSDB. Venha, participe e vamos trabalhar juntos.

Luiz Pontes, ex-senador e candidato a presidência do PSDB-CE

Leia a Anterior

“É obvio que o governo atuou fortemente para a liberação da venda das bebidas alcoólicas”, afirma Beto Almeida

Leia a Próxima

Inflação de Fortaleza atinge 0,91% e é a mais alta do país, segundo IBGE