O Estado do Ceará registrou três casos de intoxicação por petróleo cru até esta quinta-feira (21), de acordo com monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Um dos casos já foi confirmado e dois estão sob investigação. A informação foi repassada pelo Ministério da Saúde.

O paciente que foi contaminado pelo óleo está no município de Fortim, na região Norte, e os outros dois casos são de pessoas na cidade vizinha, Aracati.

As manchas de petróleo cru começaram a surgir nas praias do Nordeste no fim de agosto deste ano e já atingiram 695 localidades, como aponta o boletim mais recente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No Ceará, 37 pontos foram afetados pelo óleo e em sete locais o material ainda pode ser visto.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os pacientes estão bem e sendo monitorados pela vigilância epidemiológica de Aracati. A Secretaria realiza monitoramento diário para a identificação de casos de intoxicação com o apoio de Coordenadorias Regionais de Saúde e unidades próximas às áreas afetadas pelo óleo.