O prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, fez, na manhã desta terça-feira, apelo aos vereadores para aprovarem a mensagem do Poder Executivo com pedido de autorização para o Município contratar um empréstimo internacional no valor de US$ 80 milhões – aproximadamente R$ 280 milhões, junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Os recursos serão destinados à infraestrutura urbana (calçamento, asfaltamento, viadutos, recuperação de lagoas e praças, etc).

Naumi decidiu ir pessoalmente à Câmara após a demora dos vereadores para abrir a discussão sobre a mensagem. O pedido do empréstimo só anda em Brasília se a Câmara Municipal aprovar a mensagem do Executivo. O aval para o empréstimo é dado pelo Senado Federal e pelo Governo Federal por meio do Ministério da Fazenda.

Após a primeira fase de exposição de Naumi no Plenário da Câmara Municipal, o vereador João Andrade declarou voto favorável à mensagem, e pediu que, no pacote de obras, fossem incluídos estudos sobre um centro administrativo e até mesmo um novo prédio para o Poder Legislativo. Naumi disse que o empréstimo não contempla o centro administrativo, mas está prevista a construção de um centro de eventos.

O vereador Weiber Tapeba cobrou ao prefeito Naumi Amorim para falar sobre a possível pressão e chantagem de algum parlamentar para a Câmara Municipal aprovar a mensagem do Executivo com pedido de autorização para o empréstimo. Weiber disse que as especulações sobre eventuais barganhas colocaram a Câmara Municipal em cova rasa. Naumi, ao responder o questionamento, contestou qualquer pressão ou assédio dos vereadores para aprovarem a mensagem.

Durante a exposição, Naumi afirmou que o empréstimo não é para o prefeito, nem para os vereadores, mas sim para o Município. A presidente da Mesa Diretora, Natécia Campos, explicou que a mensagem chegou à Câmara no dia 22 e, somente nessa segunda-feira, recebeu parecer da área jurídica para tramitar pelas comissões técnicas e, em seguida, ser votado pelo Plenário.

Daqui a pouco mais informações sobre a discussão da mensagem do Poder Executivo sobre o empréstimo internacional para o Município de Caucaia.