Policiais Rodoviários Federais em fiscalização na região de Inhamus, abordaram nesta quinta-feira (08), na BR-020, em Tauá/CE, um veículo suspeito. Durante a fiscalização, os policiais identificaram que dentro do veículo havia um aparelho de GPS, que deveria estar instalado em um caminhão pipa credenciado ao programa “Operação Carro-Pipa”.
Segundo as investigações, além do aparelho de GPS, o cartão de credenciamento do suposto caminhão foi encontrado no interior do veículo de passeio. Também foi constatado que o motorista fazia percursos  usando o aparelho GPS como se o equipamento realmente estivesse instalado num caminhão credenciado ao programa, simulando a correta distribuição de água. Assim, o condutor do veículo receberia pelo serviço e quilometragem rodada, mas sem realizar o serviço de coleta e entrega de água no interior do estado.
De acordo com a PRF, o motorista foi preso e a ocorrência foi encaminhada à Delegacia Regional de Tauá-CE, onde foram lavrados os procedimentos cabíveis por crime de Estelionato (art. 171 do Código Penal Brasileiro), agravado por ser fraude contra os cofres públicos e a coletividade.