Postos de saúde do Ceará iniciam campanha de vacinação contra o sarampo nesta segunda-feira

A campanha terá cinco fases, sendo duas em 2019 e outras três no próximo ano.

Todos os postos de saúde dos 184 municípios do Ceará vão aderir à campanha nacional de vacinação contra o sarampo, que começa nesta segunda-feira (7). A campanha terá cinco fases, sendo duas em 2019 e outras três no próximo ano.

A primeira etapa abrange as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, não vacinadas ou com esquema de vacinação incompleto, e segue até o dia 25 de outubro. Em 2019 foram notificados 166 casos da doença no Ceará. Destes, 122 descartados, cinco confirmados e 39 em investigação. Em todo o Brasil, seis óbitos foram confirmado, sendo cinco no estado de São Paulo e um em Pernambuco.

Na segunda fase, que vai de 18 a 30 de novembro, serão imunizados os jovens com faixa etária de 20 a 29 anos. A meta desta campanha é vacinar, no mínimo, 95% das crianças ainda não vacinadas.

Incentivo

Como forma de incentivar a vacinação de crianças, o Ministério da Saúde vai repassar um recurso adicional aos municípios para que se organizem em campanhas. Será concedido R$ 1 por pessoa, considerando a base populacional já utilizada a outros repasses financeiros na Atenção Primária à Saúde. Para o aporte financeiro, o órgão disponibilizou R$ 206 milhões, a ser dividido entre os municípios que cumprirem a meta.

Neste ano 19 estados brasileiros encontram-se com surtos ativos de sarampo. Entre os estados com maiores índices estão São Paulo (5.228), Rio de Janeiro (28), Pernambuco (24) e Paraná (39).

Leia a Anterior

Ceará é derrotado pelo Goiás por 1 a 0 dentro do Castelão

Leia a Próxima

Durante reunião com Bolsonaro, Rodrigo Maia revela estar costurando novo texto da cessão onerosa do Petróleo