O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou até o dia 29 de julho o prazo para que servidores públicos federais e professores da rede pública estadual ou municipal interessados em trabalhar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) façam a inscrição na internet.

Os interessados atuam como representantes do Inep em todos os locais de prova e são responsáveis por conferir vários procedimentos como a chegada e a abertura dos malotes, a distribuição das provas, o trabalho dos chefes de sala, aplicadores e fiscais. O certificadores vão trabalhar nos dois domingos de aplicação da prova, nos dias 3 e 10 de novembro.

Todo o trabalho é feito por meio de um aplicativo, pelo qual os certificadores enviam alertas e relatórios ao Inep durante todo o processo. O valor pago é de R$ 342 por dia, o que equivale a R$ 28,50 por hora de trabalho.

Os interessados precisam cumprir alguns critérios antes de se inscreverem pela internet como serem servidores públicos do Executivo, em exercício, ou professores da rede pública. Além disso, precisam ter formação mínima de nível médio e não estar inscritos nem terem parentes inscritos no Enem 2019.

Segundo o Inep, todos os inscritos que atenderem aos critérios serão convocados para uma capacitação a distância. As demandas de trabalho são emitidas na semana da prova, de acordo com a necessidade do Inep para cada local de prova. Este ano o Enem será aplicado em 1.728 municípios.