O Procon Fortaleza realiza até o dia 1º de setembro, o agendamento de consumidores que desejem renegociar dívidas no mutirão que será realizado em setembro e qualquer dívida pode ser renegociada. Já para as empresas que aderirem à iniciativa, o órgão de defesa do consumidor estabeleceu critérios como redução de juros e multas e ainda parcelamentos alongados da dívida.

Pelo menos 11 empresas já aderiram ao mutirão, assumindo o compromisso de oferecer condições diferenciadas para a quitação da dívida, inclusive com linha direta para solucionar os casos em tempo real. São elas: Apiguana, À Vista S/A Administradora de Cartões de Crédito, Banco do Brasil, Bradesco, Cagece, Claro, Enel/Coelce, FortBrasil, Banco Santander, Tim e Banco Itaú.

O número de consumidores endividados com empresas financeiras e bancos, na capital, teve um aumento de 730% nos últimos três anos, saltando de 190 em 2014 para 1.388 no ano passado. Os dados são contabilizados pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), do Ministério da Justiça.

O Procon ressalta que, independentemente das empresas que já aderiram ao mutirão, o consumidor pode abrir reclamação contra qualquer credora. Nestes casos, as reclamadas serão notificadas para realização de audiência de conciliação. O Procon alerta ao consumidor que, as empresas não podem colocar os devedores em situação vexatóriaao cobrar as dívidas, em nenhuma situação.

Documentos

É preciso levar cópias da documentação pessoal e do comprovante de endereço e ainda de faturas de cobrança ou de contratos que comprovem a situação a ser renegociada com a empresa. Só podem participar consumidores residentes na capital.

Serviço:

Agendamento de consumidores para mutirão de renegociação de dívidas

Período: De 28 de agosto à 1º de setembro

Local: Procon Centro (Rua Major Facundo, 869)

Mais informações: Central de Atendimento ao Consumidor, número 151, no horário comercial.