Procura por vacina contra a gripe causa filas e tumulto em Juazeiro do Norte

O Centro de Dermatologia Sanitária e Doenças Infecto-Contagiosas Lourival Gondim de Juazeiro do Norte, principal ponto de vacinação contra a gripe no município da Região do Cariri do Ceará, amanheceu lotado nesta terça-feira (11). No local, a quantidade de vacinas é insuficiente para a quantidades de pessoas que procuram o local.

Quem procurou se vacinar ou imunizar o filho viu os portões serem fechados por volta das 10h15. De acordo com a coordenadora de imunização de Juazeiro do Norte, Márcia Rejane, a demanda é grande e a quantidade de vacinas disponibilizadas, cerca de 8.800 doses, para atender o público prioritário do município é insuficiente.

“Não tem vacina para todos. Os profissionais não têm culpa. Os profissionais estão fazendo o que está protocolado no Ministério da Saúde que tem grupo prioritário. É um apelo que a gente faz. Se tem vacina então mande vacina. Se tem alguns estados que está sobrando vacina, pois mande para cá que a gente está precisando”, desabafa.

A grande procura pela imunização gerou filas, reclamações e tumultos na unidade de saúde. Devido à grande aglomeração de pessoas, órgãos de trânsito fecharam o acesso de veículos na Rua João Machado, no Bairro Santa Tereza, onde o centro está localizado.

Márcia Rejane explica que os profissionais do Centro de Dermatologia têm dificuldade de saber quem mora realmente de Juazeiro do Norte. Ela conta que o município recebe pacientes de cidades vizinhas e que o estoque atual de vacinas é insuficiente para suportar a grande demanda.

“Aqui em Juazeiro do Norte estamos pedindo o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), mas às vezes é complicado controlar quem é de Barbalha, quem é de Juazeiro, quem é do Crato. Está vindo muita gente porque em canto nenhum tem mais vacina. E nós não temos como atender”, reclama.

(*)com informação do G1

Leia a Anterior

Senado vota nesta terça se mantém dedução no IR para empregador doméstico

Leia a Próxima

Arraiá do Povo de Caridade acontece nesta quarta-feira