O município de Quixadá está entre os cinco municípios cearenses pré-selecionados pelo Governo Federal para receber novos cursos de graduação em medicina. Crateús, Russas, Iguatu e Itapipoca também foram escolhidos e receberão a visita de uma equipe técnica responsável por avaliar a qualidade da infraestrutura disponibilizada em cada local. A iniciativa é uma das medidas estruturantes do Programa Mais Médicos que busca a expansão e a interiorização da formação médica no País por meio de parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação.

O diretor-geral da Faculdade Cisne de Quixadá, José Nilson Filho, afirma que o município obedece a todos os critérios estabelecidos pelo MEC. “Nos já atendemos às exigências do edital lançado em 2016 e por isso podemos assegurar que temos as condições necessárias para receber o curso. Esse é o resultado de 15 anos de luta e fruto do nosso empenho junto ao deputado Danilo Forte que manteve dialogo firme com o Governo Federal”, explica.

Danilo Forte afirma que “a chegada da graduação em medicina completa o aparato de cursos de ensino superior de Quixadá, consolida o município como polo universitário e possibilita a formação de profissionais que poderão ser inseridos na rede municipal de saúde”.

Na seleção do Ministério da Educação é levado em conta a necessidade social do curso, a estrutura da rede de saúde para realização das atividades práticas e a capacidade para abertura de programa de residência médica.