O presidente da Assembleia Legislativa, Sarto Nogueira (PDT), oficializou, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado, a criação de uma Frente Parlamentar em defesa da implantação, no Município de Maracanaú, do Projeto Piloto de Segurança, denominado Plano Nacional de Enfrentamento aos Crimes Violentos.

A Frente Parlamentar, conforme publicação no Diário Oficial do Estado, será composta pelos deputados estaduais Júlio César Filho (PPS), Luiz Henrique (PP), Guilherme Landim (PDT), Delegado Cavalcante (PSL), Walter Cavalcante (MDB), Elmano Freitas (PT), Soldado Noélio (PROS) e Fernanda Pessoa (PSDB).

Desenvolvido pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, o projeto de combate aos crimes violentos contemplaria cidades brasileiras com altos índices de criminalidade. Os investimentos, nessa área, em todo o Brasil, serão de R$ 200 milhões.

Maracanaú entraria como único município do Ceará, mas, segundo o Secretário de Segurança Público do Ministério da Justiça, General Guilherme Theophilo, o Governo do Estado não demonstrou interesse pelo projeto e os investimentos, da ordem de R$ 25 milhões, foram redirecionados para a cidade de Paulista, na Região Metropolitana de Recife.

A exclusão de Maracanaú gerou bate papo a partir das declarações do General Theophilo. Duas semanas após as criticas de Theophilo, o Governador Camilo Santana o acusou de oportunismo eleitoral e anunciou que estava solicitando informações ao Ministério da Justiça para saber por quais razões Maracanaú foi retirado do projeto de combate à violência.

O município de Maracanaú é o principal reduto eleitoral da oposição ao Governo Camilo. Há 14 anos, a cidade tem o controle político e administrativo do deputado federal Roberto Pessoa, pai de Fernanda Pessoa, uma das integrantes da Frente Parlamentar. A frente tem, também, como integrante, o deputado estadual Júlio César, principal adversário da família Pessoa na política local.

O debate sobre a segurança pública antecipa a discussão da corrida pela sucessão de 2020 em Maracanaú.