Segundo presidente da Cogerh, mesmo generosa, quadra chuvosa não está bem distribuída entre municípios cearenses

Em todo o estado, 6 reservatórios estão secos, 20 apresentam volume morto e 32 açudes estão sangrando

Foto: Reprodução.

Apesar da quadra chuvosa generosa, algumas cidades do Interior do Ceará ainda sofrem com a falta de abastecimento de água em seus reservatórios. Em entrevista ao Jornal Alerta Geral desta quinta-feira (2), o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), órgão responsável por monitorar a situação do aporte de água no estado, João Lúcio Farias, fez um balanço da situação hídrica nos reservatórios cearenses e se mostrou otimista para o mês de maio.

Segundo o presidente da Congerh, o Ceará tem, hoje, cerca de 20% de toda a capacidade que os reservatórios podem acumular. João Lúcio diz que “há uma tendência de redução” na quantidade de chuvas, mesmo assim, “deveremos ter um bom aporte no mês de maio“. O presidente fez, ainda, um levantamento da quantidade de açudes e reservatórios que apresentam um bom aporte ou que estão abaixo do volume esperado.

Em todo o estado, 6 reservatórios estão secos, 20 apresentam volume morto – nome dado à reserva de água no profunda das represas, que fica abaixo dos canos de captação que normalmente são usados para retirar água da barragem para seu uso – e 32 açudes estão sangrando. Apesar desses açudes, 74 ainda estão abaixo do nível de 30%, situação que gera preocupação em municípios que necessitam dessa água.

Confira a entrevista:

Bate Papo

O assunto foi destaque, também, do Bate Papo Político desta quinta-feira (2), entre os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida, que, além de mostrarem preocupação com os municípios cearenses que estão em estado de alerta, comentaram o levantamento feito pela Agência Nacional de Abastecimento (ANA), que aponta que 61 milhões de brasileiros correm risco de sofrer com falta de abastecimento de água.

Confira a análise completa:

Leia a Anterior

No Dia do Trabalhador, Prefeito de Aracati “presenteia” servidores retirando direitos trabalhistas

Leia a Próxima

Alerta: buraco na CE 257 preocupa motoristas