Semace apresentará ao Coema situação das praias atingidas pelo óleo

A atuação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) nas praias atingidas pelo óleo derramado em alto mar será apresentada, na próxima quinta-feira (14), a partir das 14 horas, durante a sessão de novembro do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema). A apresentação será feita pelo superintendente da Semace e secretário do Coema, Carlos Alberto Mendes.

O tema será introduzido pelo secretário do Meio Ambiente e presidente do Coema, Artur Bruno, que integra o grupo de trabalho instalado no âmbito do Governo do Estado, para conter a mancha de óleo e minimizar os efeitos da substância nas praias. O esforço coletivo de apoio ao Ibama envolve órgãos públicos da União e dos municípios, e tem o apoio da iniciativa privada.

É importante para o Sistema Estadual do Meio Ambiente dar transparência e prestar contas do que estamos fazendo diante do que se chamou de crise do óleo. E o melhor lugar é o Coema, onde temos 37 instituições representadas do Estado, do mercado e da sociedade, afirmou o secretário.

Papel da Semace

O Governo do Ceará, através da Semace, foi pioneiro em ações de limpeza de praias, com um mutirão realizado nos dias 28 e 29 de setembro, quando o óleo foi removido de nove pontos do litoral. A autarquia que analisa regularmente a balneabilidade de 65 trechos da orla cearense também monitora a faixa de mar próxima da costa, por via aérea, com o apoio do Ciopaer.

Os sobrevoos são decididos a partir de informações sobre indícios da mancha de óleo, colhidas pela Marinha ou por tripulações de embarcações de pesca. O telefone 0800 275 2233 foi colocado à disposição, para facilitar a comunicação. A população também pode informar, pelo mesmo número, sobre o avistamento de óleo nas praias ou de animas oleados.

A Semace está responsável ainda por resgatar os animais, mortos ou vivos, para centros de recuperação ou de estudo. Outra atribuição é apoiar os municípios nas ações de remoção do óleo das praias, com equipamentos de segurança e material de coleta e armazenagem. Além de recolher o e encaminhar para queima o óleo removido pelas prefeituras.

Leia a Anterior

Corpo de Bombeiros do Ceará recebe maior escada mecânica do Nordeste para reforçar ações de resgate

Leia a Próxima

MEC reforça horários de aplicação do Enem neste domingo