Trairi é o 42º município cearense a receber unidade do Raio e sistema de videomonitoramento

Agora, as cidades com população acima dos 30 mil moradores também irão receber os equipamentos

BPCRaio / Foto: Divulgação

O município de Trairi, Região Metropolitana de Fortaleza, recebe neste sábado (13) uma unidade da Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O município, agora, integra a lista das 44 cidades do Interior e da RMF com o sistema de câmeras integradas à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). O sistema de videomonitoramento passa por sua segunda fase, onde as bases estão sendo implantadas nas cidades com mais de 50 mil habitantes.

O Raio de Trairi terá uma viatura e 16 motocicletas equipadas para dar suporte à atuação dos 37 policiais militares. Além disso, o município recebe o sistema de videomonitoramento, com 17 equipamentos de captura de imagens instalados em pontos estratégicos do município e integrados à Ciops. As imagens geradas são integradas às câmeras do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Prefeitura de Fortaleza.

A ideia central da integração entre os sistemas de segurança é solucionar crimes recorrentes nos municípios cearenses, como roubos e prisões de suspeitos por roubo, furto e receptação de veículos. A unidade entre a leitura de placas e o Batalhão do Raio realizando as rondas nas ruas daria mais agilidade às abordagens. A expectativa é que, com isso, a ação dos policias resulte em mais prisões e apreensões.

Ao todo, 2.387 policiais militares fazem parte do Raio nos 43 municípios onde a unidade está instalada, incluindo a cidade de Fortaleza. A interiorização do Raio iniciou em 2015, com a instalação de batalhões responsáveis por centralizar as ações em nove grandes regiões do Estado. Nessa segunda etapa, as bases foram implantadas nas cidades com mais de 50 mil habitantes e, agora, as cidades com população acima dos 30 mil moradores também irão receber os equipamentos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Leia a Anterior

PL que obriga exame em 30 dias para diagnóstico de câncer será votado esta semana

Leia a Próxima

Partidos que não aplicaram cota partidária em candidaturas femininas poderão ser perdoados