A vacina contra a gripe ficará disponível para toda a população a partir da próxima segunda-feira (3). A decisão foi publicada nesta sexta-feira (31), pelo Ministério da Saúde. As vacinas remanescentes serão oferecidas à toda a população, apenas 75% do público-alvo foi imunizado durante a campanha.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2019, que termina hoje (31), tinha como meta vacinar 90% do público-alvo. Até a quarta-feira (29), 44,6 milhões de pessoas já haviam sido imunizadas, o que corresponde a cerca de 75% do público prioritário. O Ceará tem 73% do público-alvo imunizado.

Agora, a campanha passa a ser aberta a todos os públicos, com uma estrutura formada por cerca de 41,8 mil postos de vacinação e com a participação de aproximadamente 196,5 mil pessoas.

A vacina não é capaz de causar a gripe em quem recebe, mas permite que o paciente fique imune aos tipos de vírus mais comuns em circulação sem ficar doente.

A vacina produzida para 2019 protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS): H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria/2/87.