Zona Azul passa a permitir estacionamento gratuito de 15 minutos em Fortaleza

Os motoristas que estacionarem nas áreas de Zona Azul em Fortaleza terão a opção de ficar até 15 minutos sem pagar pela vaga. A novidade já está valendo e foi anunciada na manhã desta quinta-feira (16) pelo prefeito da capital cearense, Roberto Cláudio.

De acordo com o gestor, “o aplicativo não vai multar quem chegar e permanecer até 15 minutos para fazer algo mais emergencial”, disse. Como exemplo, ele citou a possibilidade de alguém comprar um remédio em uma farmácia ou pegar uma encomenda.

O anúncio foi feito durante a entrevista coletiva na qual a prefeitura anunciou que Fortaleza reduziu pela metade o número de mortes no trânsito em 10 anos, alcançando a meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (Onu).

De acordo com o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Arcelino Lima, a única mudança significativa será na fiscalização.

“O sistema vai continuar fazendo a ativação, a compra do crédito do Azul digital ou pela plataforma do aplicativo que estão disponíveis ou através dos pontos de venda como estava anteriormente. O que muda é a sistemática da fiscalização. A fiscalização ela vai fazer as rotas como estão se estão sendo cumpridas, e ao identificar o veículo estacionado na vaga rotativa, o agente de trânsito, através do seu smartfone, vai consultar aquela placa se o crédito rotativo está ativo ou não”.

Arcelino explica que o agente vai verificar se o crédito estará ativo ou não. O agente então, por meio do seu smartfone vai monitorar os 15 minutos da tolerância. Se o motorista sair no tempo determinado não será multado. Caso ultrapasse o tempo o agente estará autorizado a fazer a autuação.

“Se o crédito rotativo não estiver ativo, ele vai fazer aquela notificação. Entretanto essa notificação, ela vai para uma base de dados intermediária e que após 15 minutos isso de forma automática é feita uma nova secagem se essa placa fez ou não ativação do crédito azul digital. Se ele mesmo assim tiver feito o crédito Azul Digital vai ser acusado no sistema da gente para ele [agente] retornar aquele ponto para verificar se o veículo está ainda ocupando ou já desocupou a vaga. Se ele já tiver desocupado a vaga a notificação também ela deixa de existir. Se ainda sim estiver ocupando a vaga, após esses 15 minutos, numa segunda secagem, aí sim essa notificação vai virar uma autuação, uma multa de trânsito”, explicou.

(*)com informação do G1

Leia a Anterior

Escola Estadual de Irauçuba passa a ser Tempo Integral e promove Jornada Pedagógica

Leia a Próxima

Fortaleza atinge meta da ONU e reduz número de mortes no trânsito pela metade em 10 anos